Como criar o nome de uma marca

Como criar o nome de uma marca

Saiba tudo sobre como criar o nome de uma marca de sucesso. Abaixo deixo alguns dos temas que serão abordados.

– Como criar o nome de uma marca?

– A importância de verificar a disponibilidade do registro do nome da marca

– Saiba como criar uma logomarca?

– Como registrar a marca que criei?

Como criar o nome de uma marca?

Bom, recebo esta pergunta milhares de vezes por dia, tendo em vista que no Brasil, por semana, em média são criadas mais de 30 mil marcas. Diante disso, é grande a chance da marca que você criar já existir e estar, inclusive, registrada.

1º passo: fuja das marcas de uso comum

Repare que tudo aquilo que for de uso comum qualquer pessoa poderá utilizar e você nunca poderá registrar ou registrará sem direito de uso exclusivo. Logo, se você criar uma marca que é de uso comum ela nunca terá grande valor econômico, pois qualquer pessoa poderá usá-la (elemento nominativo). Também, certamente, no futuro, você terá uma série de cópias ou coincidências marcarias e nada poderá fazer.

O que é uma marca de uso comum?

Via de regra, uma marca de uso comum é tudo aquilo inerente ao segmento que você irá atuar ou uma qualidade. Por exemplo, se você irá empreender no segmento imobiliário, via de regra, não se consideram como marca as palavras: imóveis, imobiliária, imóveis bons, etc.

2º passo: em geral, a maioria das palavras mais comuns do seu segmento em português já terão registro

Por exemplo, para restaurante a marca: “sabores do campo”, “fogão a lenha”, “comida caseira”, etc.

3º passo: pense em algo exclusivo, diferente

Aqui é um dos passos mais importantes na criação de sua marca, pois é a exclusividade que gerará todo o valor econômico para ela. Então, pense em algo único. Você pode, por exemplo, criar palavras novas (que não existam no dicionário) ou unir palavras já existentes. Por exemplo, para uma marca de roupas pego a palavra “tecido” + “legal” e crio a marca “Tecal”, “Tecileg”, “Galtec”, “Leciga”. Repare que com apenas duas palavras você pode gerar uma infinidade de termos novos que, em geral, são exclusivos. Outra possibilidade é escolher para o seu segmento uma palavra que não tenha relação com ele, por exemplo: “Apple” (Maçã) para celulares. Veja, uma maçã em nada tem referência com um celular.

4º passo: gere pelo menos 3 alternativas

Pense em, ao menos, 3 alternativas diferentes para que futuramente você possa fazer a escolha. Veja, esse número não é uma regra, porém, se você tiver alternativas e um dos termos não puder ser registrado ou já tiver registro, você poderá descartá-lo.

Por fim, agora com um nome em mente, vamos para o próximo tópico que é de extrema importância.

Verifique a disponibilidade para registro da marca

De nada adiantará criar algo que não poderá ser comercializado ou registrado. Logo, possuímos duas boas fontes para saber se nossa marca está disponível e, também, a própria lei:

  1. o Google (faça uma busca prévia): http://google.com.br/
  2. o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial): http://www.inpi.gov.br/, para Pesquisa de marcas clique aqui;
  3. Lei: o Artigo 124 da Lei de Propriedade Industrial 9.279/96 (Dos Sinais Não Registráveis Como Marca)

Através de uma pesquisa no Google e no INPI (Órgão Federal de Registro de Marcas no Brasil) você conseguirá descobrir se a marca que você criou já existe e se possui registro no seu segmento. Ainda, através a Lei de Propriedade Industrial, você saberá tudo que não pode ser registrado como marca (por exemplo, expressão de propaganda).

Como criar uma logomarca?

Descobriu que o elemento nominativo está disponível, você poderá, se quiser, criar também um desenho para ele ou uma grafia especial. Para isso, utilize-se de um bom profissional de marketing ou faça você mesmo -> recomento o App ou site do Canva.

Quer saber se já existe uma imagem ou logo parecida com a sua? Saiba que na própria pesquisa do Google você pode acrescentar sua imagem e buscar tudo que for semelhante a ela.

Registre sua marca

De nada adianta você gastar tempo e realizar todo o trabalho de criação da marca se ela não estiver bem protegida. Logo, após a criação, realize o registro imediatamente. Se precisar de auxílio neste processo entre em contato que podemos auxiliá-lo. Somente com a marca registrada é que é recomendável que você comece a investir nela (marketing, publicidade, propaganda, site, placa, etc). Isto porque o risco de se investir em algo sem registro e depois ter que trocar de marca é muito alto, logo, não vale a pena. Por segurança, primeiro registre e garanta que a marca é sua por direito, depois invista nela. Na verdade, o registro será o seu primeiro investimento.

Por fim, após todos esses passos, profissionalize seu negócio. Gere CNPJ, crie site, invista em Google ADS, dentre outros.

Desejo à você muito boa sorte e fico à disposição no que eu puder auxiliá-lo.

É de Curitiba e gostaria de registrar sua marca? Confira aqui como fazer o registro!

Autor: Rafael Luiz Rodrigues (Advogado OAB 90.034, formado pela UFPR, especialista em propriedade intelectual.

Kalashi Marcas e Patentes – Empresa Brasileira de Registro de Marcas, Patentes, Softwares, Direitos Autorais, que reúne o melhor custo-benefício do mercado.

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