Dentre os tipos de marcas que podem ser registradas junto ao INPI, a marca tridimensional talvez seja a que gere mais dúvidas às empresas e pessoas que estão iniciando o processo de registro.
Isso porque, como é um tipo de marca com características específicas, acaba não sendo tão usual o pedido de registro, como acontece com outras modalidades de marcas.
Porém, isso não diminui a importância para essa classificação de marca: assim como funciona com as demais, a marca tridimensional, quando registrada, garante ao seu titular total proteção e direito de exploração comercial no território nacional.
Indo além de apenas proteger o nome e símbolo de uma marca registrada, a marca tridimensional abrange a originalidade do formato da embalagem do produto – e que tem sido muito vantajosa para quem decide o registro nesse tipo.
Para que você tire suas dúvidas sobre o tema e descubra se a marca tridimensional é o registro mais indicado para o seu produto, a Kalashi Marcas preparou um conteúdo mais que especial!
Confira abaixo nosso guia completo sobre marca tridimensional e fique por dentro de todas as informações.
Acompanhe até o final e boa leitura!
O que é marca tridimensional?
Definimos como marca tridimensional a embalagem ou o formato plástico de um produto que, por meio desse design, se diferencia dos demais concorrentes no seu nicho de atuação.
Logo, como existe um grande trabalho por trás do desenvolvimento de uma embalagem específica, a proteção garantida pela marca tridimensional valoriza e garante a originalidade de marcas que optam por esse registro.
Qual a diferença de tridimensional para bidimensional?
Como a própria nomenclatura sugere, algo bidimensional se diferencia de tridimensional com base na sua dimensão.
Uma forma bidimensional, por exemplo, possui apenas as dimensões de altura e largura, enquanto uma forma tridimensional compreende as dimensões de altura, largura e profundidade.
Esse conceito se aplica às embalagens das marcas que se registram nessa modalidade, por isso o nome de marca tridimensional.
Qual a diferença entre marca tridimensional e desenho industrial?
Foto: Unsplash
Outra parte do conceito de marca tridimensional que gera confusão é, justamente, de que forma ela se difere do desenho industrial – que são duas coisas bem distintas para o Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
Para o INPI, o desenho industrial é a forma plástica ornamental de um objeto ou o conjunto ornamental de linhas e cores que possa ser aplicado a um produto.
Certo, mas o que isso quer dizer?
O desenho industrial deve ser novo e original, não podendo ser divulgado para o público antes do seu lançamento, e ainda, o desenho industrial pode ser bidimensional ou tridimensional.
A diferença entre ambos esses conceitos é um fator essencial na hora da realização do registro de marca.
Se o seu produto ganha mais notoriedade graças à sua forma ornamental, tendo grande influência ao público consumidor, e ainda é tridimensional, então deve ser registrado nessa categoria de marca.
Já se o aspecto ornamental não tiver vínculo com a marca, é caracterizado como desenho industrial para o INPI, devendo ser registrado como tal.
Marca tridimensional: exemplos
Temos certeza de que, agora que você sabe o que é uma marca tridimensional, alguns exemplos começaram a surgir na sua mente como referência nesse assunto, não é mesmo?
Pois confira abaixo algumas marcas tridimensionais famosas, em que o produto e o seu formato estão ligados:
A marca japonesa Yakult, famosa pelo seu conhecido leite fermentado, é um exemplo claro de marca tridimensional, onde associamos a marca à sua embalagem.
A influência dessa marca é tanta, que o próprio produto leite fermentado começou a ser chamado de Yakult depois do sucesso da empresa.
Outro bom exemplo é o chocolate Toblerone, da marca de chocolates suíços famosos no mundo todo – pelo seu sabor e pelo característico formato de tetraedros, marca registrada do produto.
Outro chocolate famoso pelo seu formato é o Batom, da fabricante de chocolates Garoto, daqui do Brasil.
O chocolate possui o formato característico de cilindro, que combina com a proposta do seu nome, e mais nenhum outro chocolate pode ser vendido nesse formato graças ao registro de marca tridimensional da empresa.
A marca de cosméticos Dove, que faz parte da gigante Unilever, também é outro bom exemplo de marca tridimensional: o seu sabonete tem um formato único, característico da marca, e registrado para diferenciá-lo dos demais concorrentes.
A caixa do McLanche Feliz, refeição famosa da rede McDonald’s destinada às crianças, também é uma marca tridimensional: aqui, os desenvolvedores usaram os arcos dourados, símbolos da empresa, como a alça da caixa que carrega o lanche.
Outro chocolate que possui um formato característico é o Hershey’s Kisses, da marca americana de chocolates e doces Hershey, famoso pela sua forma de gota e que não pode ser copiada na indústria.
Por fim, um exemplo que dispensa apresentações: a embalagem da Coca-Cola é um marco na indústria e até na cultura pop, e é impossível desassociar a marca da sua embalagem característica.
É possível registrar que tipos de marcas no Brasil?
Foto: Shutterstock
Como citamos no decorrer do artigo, as marcas tridimensionais são apenas uma das diversas categorias de marcas que podem ser registradas aqui no Brasil.
A decisão da categoria do registro deve ser analisada pela empresa para compreender, e proteger, a sua marca conforme o segmento de atuação e propósito do produto ou serviço.
Confira abaixo os principais tipos de marcas:
Marcas nominativas
As chamadas marcas nominativas são as que são compostas por letras para identificar a marca.
Quer dizer que não existe nenhum tipo de símbolo, imagem, ou qualquer elemento visual que represente a marca em sua identidade visual.
É o caso de marcas como a Sony e a Kleenex, por exemplo.
Marcas figurativas
Ao contrário das marcas nominativas, as figurativas são as marcas onde apenas imagens, símbolos ou trabalhos visuais representam a marca em seu reconhecimento para o público, sem a necessidade de termos escritos.
A Apple é um bom exemplo de marca figurativa, com a sua famosa maçã, e também a Nike.
Marcas mistas
Como o próprio nome sugere, as marcas mistas são as que a representação da marca se dá por meio de letras e elementos gráficos e visuais que compõem o logo da marca.
A Adidas faz isso muito bem, e outros nomes famosos como o Burger King e a Perdigão.
Marcas coletivas
Dentro da categoria de natureza das marcas, temos as marcas coletivas.
Elas são usadas por sindicatos, confederações, associações e diversos grupos que atestam a conformidade tanto de um produto quanto de um serviço.
Marcas de certificação
Essas são as marcas com autorização para identificar se produtos ou serviços estão de acordo com as normas previstas pelas especificações de órgãos reguladores de cada país – como é o caso do INMETRO aqui no Brasil.
Marcas de posição
Um novo conceito agora regularizado pelo INPI, as marcas de posição são as registradas que representam uma maneira específica de uso da marca em determinado produto.
Esse exemplo é comum no mundo da moda, analisando a forma como logos são colocados em sapatos e bolsas, por exemplo.
Marcas tridimensionais
Por fim, para reforçar nosso assunto aqui: as marcas tridimensionais são aquelas que o registro protege não só a marca, como também o formato do seu produto, associado a ela.
Qual a diferença entre marca nominativa, mista, figurativa e tridimensional?
Os tipos de marcas mais registrados no país, as marcas nominativa, mista, figurativa e tridimensional diferem entre si e abrangem propostas diferentes no mercado – logo, contam com registros diferentes no INPI.
Como explicamos acima o conceito de cada uma delas, que tal verificarmos agora as diferenças entre cada um desses tipos de marcas?
Confira na tabela abaixo:
Nominativa | Mista | Figurativa | Tridimensional | |
Proteção | ||||
Letras | ✔ | ✔ | ||
Símbolos e elementos visuais | ✔ | ✔ | ||
Formato do produto | ✔ |
Quem faz o registro de marca tridimensional – INPI
A empresa deve ser a solicitante do pedido de registro de uma marca tridimensional, fazendo a solicitação junto ao INPI, responsável por conceder registros de marcas e patentes aqui no Brasil.
Essa é uma modalidade de registro de marca que demanda uma legislação mais complexa e com muitos detalhes, o que pode tornar o processo de registro um pouco mais burocrático, mas não impossível, se você contar com o suporte de uma empresa especializada em registro de marcas, como a Kalashi Marcas.
O primeiro passo para o registro de uma marca tridimensional, assim como toda marca, é pesquisar como saber se uma marca é registrada: se ela já existe no mercado, não há como prosseguir com a solicitação.
Como registrar uma marca tridimensional? (Etapas do registro de marca)
Foto: Unsplash
Depois de saber que a sua marca tridimensional pode ser registrada, ou seja, que é possível prosseguir com a solicitação de registro, basta seguir os seguintes passos no processo:
- pagamento da GRU, a Guia de Recolhimento da União;
- envio dos documentos solicitados pelo INPI;
- aguardar a análise do pedido de registro.
Se a sua solicitação for deferida, a sua marca já pode contar com a proteção do INPI para marcas tridimensionais!
Conclusão
Agora você já sabe como funciona o processo de registro de uma marca tridimensional!
Caracterizando produtos por meio das suas embalagens, essas marcas mudam a nossa forma de consumo e marcam a história da indústria por meio de embalagens inovadoras, que cativam o público.
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