Marca figurativa: o que é e como registrar?

Marca figurativa do Starbucks em vitrine

Você sabe o que é marca figurativa?

Para designar uma marca cuja representação principal é um componente com imagens, símbolos ou qualquer outro elemento visual, é feito o registro chamado de marca figurativa.

Essa categoria de marca serve para distinguir a marca de outros demais registros que são compostos apenas por letras e números, e outras que podem abranger ambos os elementos na criação da sua representação ao público.

Inclusive, a Kalashi Marcas já tem um artigo exclusivo, que aborda os diferentes tipos de marcas, para você saber em qual classificação a sua marca melhor se encaixa.

Porém, se você já sabe que a sua marca é figurativa, mas não sabe como realizar o processo de registro, relaxa: a gente explica tudo para você!

Acompanhe o texto abaixo para saber tudo sobre marca figurativa, seu registro, e tirar suas dúvidas.

Boa leitura!

Pensando em registrar a sua marca figurativa? A Kalashi Marcar auxilia você em todo o processo de maneira descomplicada e segura; clique aqui para saber mais!

O que é marca figurativa?

A marca figurativa é aquela em que a sua representação ao público é feita por meio de elementos gráficos e visuais, como imagens, símbolos, e demais figuras estilizadas.

Esse tipo de marca, como as de outras categorias, são registradas junto ao INPI, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial, de acordo com o previsto na Classificação Internacional de Viena.

Estabelecido em 1973 por meio de um congresso que reuniu representantes do mundo todo, essa classificação é o que estabelece um padrão de registro para elementos figurativos de marcas.

Aqui, é importante lembrar que a marca figurativa se refere, especificamente, ao símbolo que define e identifica a marca.

Logo, o registro da marca figurativa protege apenas a imagem ou símbolo relacionado à marca, impedindo outras marcas de copiarem o logotipo em questão.

Por que registrar sua marca figurativa?

Caixas de McLanche do McDonad's com marca figurativa

Foto: Unsplash

No geral, o registro de marca é essencial para qualquer tipo de marca desenvolvida, garantindo a exclusividade do produto ou serviço para a empresa ou pessoa responsável pelo seu desenvolvimento.

Além disso, o registro da marca garante um diferencial da mesma frente à sua concorrência, tornando o produto um destaque no mercado e até contribuindo para o crescimento financeiro do produto em questão.

Confira abaixo, ainda, outras razões que destacam a importância do registro da marca figurativa:

Autoridade da sua empresa sobre o símbolo

Por meio do registro de marca figurativa, a sua empresa garante total propriedade do símbolo em questão, utilizado para reconhecimento da marca.

Isso garante exclusividade para o produto no segmento de atuação da empresa, além de contribuir com a credibilidade da empresa na sua área.

Todas as grandes marcas, que hoje são reconhecidas mundialmente apenas por seus símbolos, um dia solicitaram o registro de marca figurativa nos órgãos competentes de seus países.

Proteção de cópias

A marca figurativa registrada junto ao INPI, ainda, garante proteção do símbolo contra cópias e qualquer tipo de plágio.

Isso quer dizer que, para qualquer reprodução da marca, em qualquer tipo de veículo de comunicação ou em caráter comercial, deve receber autorização prévia da empresa ou pessoa que detém o certificado de registro da marca figurativa.

Ou seja: registrando sua marca figurativa, você garante total exclusividade do logotipo que criou, fortalecendo a identidade visual do produto que a sua empresa vende ou serviço que ela presta.

Potencial competitivo

Para garantir o espaço da sua marca no mercado onde ela se encontra, o registro dela é essencial.

É por meio do registro da marca figurativa que a empresa começa a ganhar credibilidade e visibilidade no seu nicho, atraindo clientes e investidores e aumentando o seu potencial de crescimento.

Com o símbolo que representa a sua marca registrado devidamente, a marca consegue agregar mais valor e se diferenciar da concorrência.

Como registrar uma marca figurativa?

Marca figurativa da Apple, uma maçã mordida, em fachada de loja

Foto: Unsplash

O processo de registro de marca figurativa é bem parecido com o registro de marcas de outras categorias.

É essencial se atentar para o passo a passo desse processo, evitando burocracias e contando com a possibilidade de finalizar o registro o mais breve possível.

Confira abaixo como registrar sua marca figurativa junto ao INPI:

Verificar disponibilidade no INPI

A primeira etapa ao registrar uma marca é verificar se o símbolo em questão está disponível no banco de dados do Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

Visitando o portal, é possível verificar se a marca figurativa já conta com um registro no INPI, garantindo sua exclusividade e proteção.

A Kalashi Marcas tem um artigo especial que te ensina o passo a passo de consulta de uma marca no INPI: clique aqui para conferir.

Realizar o envio de documentos

Na hora de realizar o registro, o INPI solicita ao proprietário da marca uma série de documentos para comprovar o pedido, atestando a veracidade da marca.

É preciso que o solicitante apresente seus documentos de identificação, como CNPJ e informações de contato, além do símbolo que será utilizado para a representação da marca.

Inclusive, o anexo desse símbolo deve seguir alguns requisitos básicos do INPI, que são:

  • formato de arquivo JPG;
  • resolução mínima de 300 dpis;
  • tamanho mínimo de 945 x 945 pixels, que são 8 cm X 8 cm;
  • tamanho máximo do arquivo do símbolo de 2 MB.

Pagar as taxas de registro de marca

Um registro de marca junto ao INPI, independentemente da sua classificação, só pode ocorrer mediante pagamento das taxas estabelecidas pelo Instituto.

É preciso imprimir e pagar a Guia de Recolhimento da União (GRU) e anexar o comprovante junto à solicitação, atestando o pagamento.

Aguardar a aprovação do protocolo

Por fim, depois que o pedido é protocolado, é iniciado um processo de avaliação da solicitação do registro de marca figurativa.

Aqui, é imprescindível que o solicitante se mantenha atento às publicações semanais do INPI, atualizando-se do processo para saber se o registro de marca foi deferido.

As publicações do INPI são feitas por meio da revista digital semanal do Instituto, além das atualizações no site.

Exemplos de marcas figurativas

Na frete de um carro, em metal, está a marca figurativa da empresa fabricante

Foto: Unsplash

Muitas marcas famosas e que hoje em dia fazem parte do nosso cotidiano são marcas figurativas.

Sabe aquele café que você toma onde a representação da marca no copo é apenas o logo da marca, que pode ser reconhecido em qualquer lugar do mundo? Isso é um exemplo de marca figurativa que deu certo e que contribuiu para a autoridade da marca.

Isso vale não só para produtos, mas também para a prestação de serviços.

Confira abaixo alguns exemplos de marcas figurativas – temos certeza de que você conhece muitas delas!

Marca figurativa da Nike

A Nike, fabricante mundial de roupas e calçados, é reconhecida no mundo todo por meio do seu símbolo único.

Marca figurativa do supermercado Carrefour, um C entre uma seta vermelha para a esquerda, e uma seta azul para a direita

O mesmo acontece com o Carrefour, gigante francês dos supermercados mundiais, com seu logotipo famoso.

Marca figurativa da Mercedes


A Mercedes-Benz, montadora alemã de carros e caminhões, também é um outro exemplo de marca figurativa.

Marca figurativa da Apple, uma maçã mordida


A Apple é dona de um dos logotipos mais famosos do mundo, a maçã, que estampa eletrônicos comercializados no mundo todo.

Existe ainda uma série de outros exemplos de marcas figurativas por aí, e esse tipo de classificação de marcas é bastante comum.

Marca mista

Ainda, nos tipos de registro de marca, além da marca figurativa, que é a que apresenta apenas elementos gráficos na sua representação, existem outras classificações de marcas.

Um outro tipo de marca é a marca mista.

Aqui, estamos falando de uma representação da identidade da marca que é feita por meio da junção de elementos visuais gráficos e letras que formam um nome.

Para realizar o registro de uma marca mista, o solicitante precisa ter uma marca que é composta de nome + símbolo.

Se o registro da marca mista for deferido, a marca conta com a proteção do INPI tanto para o seu nome quanto para o seu símbolo.

Marca nominativa

Para quando for desejado o registro de uma marca cuja representação é apenas o nome, é solicitado o registro de marca nominativa.

A marca nominativa tem, por obrigação, que apresentar a sua identificação ao público por meio de um logotipo composto apenas por letras.

O nome da marca não pode fazer uso de nenhum tipo de símbolo ou de outros elementos gráficos.

Independentemente de qual seja a classificação da sua marca, você pode solicitar o registro dela com a Kalashi Marcas!

Com uma assessoria especializada em registro de marcas, você garante um processo de registro muito menos burocrático e sem dores de cabeça, com acompanhamento completo durante toda a solicitação, até o deferimento.

Torne sua marca um objeto de desejo e valor e potencialize os lucros da sua empresa com o registro de marcas; converse com a Kalashi Marcas para fazer o seu registro!

Conclusão

Agora você já sabe tudo sobre marca figurativa e a importância de solicitar o seu registro!

As marcas figurativas são aquelas cujas representações ao público são feitas por meio de um logotipo com elementos visuais e gráficos.

Se esse é o seu tipo de marca, realize seu pedido de registro com a Kalashi Marcas, e garanta o crescimento do seu produto ou serviço no seu mercado de atuação!

Além de registro de marca, também podemos ajudar a sua empresa em demandas como:

Kalashi Marcas e Patentes – Empresa Brasileira de Registro de Marcas, Patentes, Softwares, Direitos Autorais, que reúne o melhor custo-benefício do mercado.

Sumário

Compartilhe:

Escreva um comentário

Utilizamos “cookies” para melhorar sua experiência. Caso ache necessário, você poderá ler nossa Política de Privacidade.