VOCÊ SABE QUAL É O TIPO DA SUA MARCA?

Tipos de Marca quanto a forma de apresentação

Nós já mencionamos por aqui que a sua marca é o coração da sua empresa, além de citar sua importância no mercado como fonte poderosa de posicionamento: Qual a real importância de uma marca?

No processo de escolha do cliente alguns requisitos de compra são avaliados, como qualidade, novidade e confiança. O fator de confiança está interligado à reputação da sua empresa, como ela se posiciona e se ela possui uma marca consolidada, o que é impossível se não houver um registro.

Porém, durante o processo de registro de uma marca, você se depara com a seguinte questão: qual é o tipo da sua marca?

A seguir vamos apresentar o principais tipos de marca e suas principais características:

Marca Nominativa

Contém uma ou mais palavras, por escrito, em algarismos do nosso alfabeto, sem imagens, figuras, desenhos ou representações gráficas de letras.

Exemplos de marcas nominativas: Nike, Volvo, Avon e Casio.

Marca Figurativa

Constituída somente por algum desenho, imagem, figura, símbolo, representações gráficas ou figurativas de letras.

Exemplos de marcas figurativas: A maçã da Apple, o jacaré da Lacoste e o passarinho do Twitter.

Marca Tridimensional

O que a define é o formato físico do produto ou da embalagem. Não se trata de uma forma comum, mas de um design que represente algo único, novo.

Exemplos de marcas tridimensionais: O formato da embalagem em “S” do Yakult, a forma da garrafa de coca-cola e o formato da barra de chocolate Toblerone.

Marca mista

É o tipo mais comum de marca e também o mais indicado, pois protege ao mesmo tempo o logotipo e o nome da marca, também é indicado para marcas que necessitem de maior distintividade em função de usarem palavras genéricas ou de uso comum. Por ter um elemento visual diferenciado e uma palavra associada, proporciona ótima visibilidade ao seu produto.

Exemplos de marcas mistas: Mc Donalds, Google, Adidas e Nestlé.

Não há o melhor tipo de marca e sim a que mais se caracteriza com a sua criação!

Marca de Posição

“Aquelas formadas por um “conjunto distintivo capaz de identificar produtos ou serviços e distingui-los de outros idênticos, semelhantes ou afins, desde que: seja formado pela aplicação de um sinal em uma posição singular e específica de um determinado suporte; e a aplicação do sinal na referida posição do suporte possa ser dissociada de efeito técnico ou funcional” (Migalhas). Ou seja, é um elemento distintivo em determinada posição de um produto que não gere nenhuma necessidade ou melhoria técnica. O solado vermelho nos sapatos da Louboutin, por exemplo, é uma boa forma de demonstrar este tipo de apresentação de marca:

Repare que é uma característica que faz com que as pessoas lembrem do modelo de sapado da referida empresa, algo que tornou-se um elemento de destaque e distinção de seus produtos.

E se a minha marca se encaixar em mais de um tipo?

Caso a sua marca possua características que se encaixam em diferentes tipos de marca, você pode realizar dois registros, com formas e apresentações distintas, mas essa opção é bem singular e o ideal é que você consulte um especialista para lhe orientar na melhor escolha.

Qualquer que seja a apresentação da sua marca, você deve ter em mente a importância de mantê-la atualizada e em uso para que não seja invalidada e continue com a força e proteção de mercado.

Acesse o link abaixo para entender qual é a melhor escolha para você e faça seu registro com quem entende do assunto.

Fale com um especialista.

#marca #registro #tipo #posicionamento #reputação #proteção #mista #nominativa #mercado #figurativa #confiança #especialista #poder

Autora: Irene Amaral

Kalashi Marcas e Patentes – Empresa Brasileira de Registro de Marcas, Patentes, Softwares, Direitos Autorais, que reúne o melhor custo-benefício do mercado.

Sumário

Compartilhe:

Respostas de 2

    1. Muito bom Sueli! Sua classificação está correta.

      Ficamos muito contentes pelo seu comentário e, também, por saber que nossos clientes estão se envolvendo com esse universo das marcas. Certamente isso irá refletir positivamente em seu negócio no futuro.

      Grande abraço!

Escreva um comentário

Utilizamos “cookies” para melhorar sua experiência. Caso ache necessário, você poderá ler nossa Política de Privacidade.