Tipos de Marca quanto a forma de apresentação
Nós já mencionamos por aqui que a sua marca é o coração da sua empresa, além de citar sua importância no mercado como fonte poderosa de posicionamento: Qual a real importância de uma marca?
No processo de escolha do cliente alguns requisitos de compra são avaliados, como qualidade, novidade e confiança. O fator de confiança está interligado à reputação da sua empresa, como ela se posiciona e se ela possui uma marca consolidada, o que é impossível se não houver um registro.
Porém, durante o processo de registro de uma marca, você se depara com a seguinte questão: qual é o tipo da sua marca?
A seguir vamos apresentar o principais tipos de marca e suas principais características:
Marca Nominativa
Contém uma ou mais palavras, por escrito, em algarismos do nosso alfabeto, sem imagens, figuras, desenhos ou representações gráficas de letras.
Exemplos de marcas nominativas: Nike, Volvo, Avon e Casio.
Marca Figurativa
Constituída somente por algum desenho, imagem, figura, símbolo, representações gráficas ou figurativas de letras.
Exemplos de marcas figurativas: A maçã da Apple, o jacaré da Lacoste e o passarinho do Twitter.
Marca Tridimensional
O que a define é o formato físico do produto ou da embalagem. Não se trata de uma forma comum, mas de um design que represente algo único, novo.
Exemplos de marcas tridimensionais: O formato da embalagem em “S” do Yakult, a forma da garrafa de coca-cola e o formato da barra de chocolate Toblerone.
Marca mista
É o tipo mais comum de marca e também o mais indicado, pois protege ao mesmo tempo o logotipo e o nome da marca, também é indicado para marcas que necessitem de maior distintividade em função de usarem palavras genéricas ou de uso comum. Por ter um elemento visual diferenciado e uma palavra associada, proporciona ótima visibilidade ao seu produto.
Exemplos de marcas mistas: Mc Donalds, Google, Adidas e Nestlé.
Não há o melhor tipo de marca e sim a que mais se caracteriza com a sua criação!
Marca de Posição
“Aquelas formadas por um “conjunto distintivo capaz de identificar produtos ou serviços e distingui-los de outros idênticos, semelhantes ou afins, desde que: seja formado pela aplicação de um sinal em uma posição singular e específica de um determinado suporte; e a aplicação do sinal na referida posição do suporte possa ser dissociada de efeito técnico ou funcional” (Migalhas). Ou seja, é um elemento distintivo em determinada posição de um produto que não gere nenhuma necessidade ou melhoria técnica. O solado vermelho nos sapatos da Louboutin, por exemplo, é uma boa forma de demonstrar este tipo de apresentação de marca:

Repare que é uma característica que faz com que as pessoas lembrem do modelo de sapado da referida empresa, algo que tornou-se um elemento de destaque e distinção de seus produtos.
E se a minha marca se encaixar em mais de um tipo?
Caso a sua marca possua características que se encaixam em diferentes tipos de marca, você pode realizar dois registros, com formas e apresentações distintas, mas essa opção é bem singular e o ideal é que você consulte um especialista para lhe orientar na melhor escolha.
Qualquer que seja a apresentação da sua marca, você deve ter em mente a importância de mantê-la atualizada e em uso para que não seja invalidada e continue com a força e proteção de mercado.
Acesse o link abaixo para entender qual é a melhor escolha para você e faça seu registro com quem entende do assunto.
#marca #registro #tipo #posicionamento #reputação #proteção #mista #nominativa #mercado #figurativa #confiança #especialista #poder
Autora: Irene Amaral

Kalashi Marcas e Patentes – Empresa Brasileira de Registro de Marcas, Patentes, Softwares, Direitos Autorais, que reúne o melhor custo-benefício do mercado.