Tipos de marcas: o que é e quais são eles

Tipos de marcas

Para quem está pensando em registrar uma marca, o processo pode ser muito confuso, principalmente na hora de conhecer os tipos de marcas existentes e as principais classificações nesse segmento.

É importante estar familiarizado com esse tópico, uma vez que é imprescindível registrar uma marca, com o propósito de proteger seu patrimônio e fazer uso dele de maneira exclusiva, com todo o respaldo jurídico.

Classificadas de acordo com a sua forma de apresentação e sua natureza, cada marca entra em uma categoria que melhor se adequa à sua proposta.

Para tirar suas dúvidas antes de iniciar o processo de registro da sua marca, a Kalashi Marcas preparou esse guia completo, com tudo o que você precisa saber sobre tipos de marcas.

Acompanhe até o final e boa leitura!

Registre sua marca junto ao INPI com um atendimento personalizado: converse com os especialistas da Kalashi Marcas!

O que são marcas?

Antes de falarmos sobre seus tipos, é importante contextualizar do que se trata uma marca.

De acordo com a Lei de número 9.279/9, uma marca é qualquer sinal distintivo visualmente perceptível, sempre que de acordo com as exigências legais e regulamentares.

Logo, sendo mais objetivos: uma marca é o que identifica um produto ou serviço, diferenciando-o dos demais concorrentes.

Por isso é sempre reforçada a importância de registrar uma marca: ela garante exclusividade para determinada criação, que além de trazer benefícios financeiros, protege o patrimônio em seu nicho de mercado.

Com o registro oficial de uma marca, todos os seus direitos são atribuídos ao seu proprietário, evitando plágio, uso indevido, e mais uma série de problemas.

Valorizando o maior bem de uma empresa, a Kalashi é a empresa mais querida do Brasil em registro de marcas, e pode ajudar a sua nesse processo!

Fale com nossos experts para proteger seu patrimônio, clicando aqui.

Natureza das marcas

Natureza das marcas

Para que os consumidores possam identificar a qualidade e procedência de determinado produto ou serviço, além de contar com referências e credibilidade, uma marca registrada precisa estar de acordo com a sua natureza.

Logo, a sua empresa deve fazer uma análise atenciosa da proposta da marca e das suas atividades, características essas que influenciam na classificação da natureza da marca a ser registrada.

Conheça abaixo as naturezas das marcas disponíveis de acordo com a legislação vigente:

Marca de produto

Aqui, a marca é registrada com o propósito de diferenciar os negócios que atuam no mesmo segmento, oferecendo produtos similares.

A empresa deve, então, solicitar o registro junto ao INPI, desde que exercendo a atividade referida de maneira efetiva e lícita.

O objetivo do registro da marca nessa natureza é garantir mais fácil identificação pelo consumidor, além da diferenciação com relação à concorrência.

Marca de serviço

Para distinguir a empresa de outras que atuam com prestação de serviços semelhantes, a marca é registrada na categoria de marca de serviço.

Isso é feito junto ao INPI conforme o artigo 123 da lei de número 9.279, que citamos acima, no inciso I.

A importância desse registro se dá não só para distinguir de outras marcas do ramo, mas também pela garantia da exclusividade do serviço prestado.

Marca coletiva

Nesse tipo de marca, deve estar claro ao público consumidor que o produto ou serviço em questão pertence a um grupo específico.

Logo, diversas marcas podem ser registradas em um CNPJ, com a coletiva representando todas elas.

São exemplos de marcas coletivas:

  • sindicatos;
  • consórcios;
  • federações;
  • associações;
  • cooperativas;
  • confederações.

Marca de certificação

Já a marca de certificação é a que é usada para validar a conformidade de um produto ou serviço em determinada norma, padrão ou especificação técnica dentro da sua área de atuação.

É esse tipo de marca que informa ao público que o produto em questão está dentro da lei vigente, atestando:

  • padrões;
  • técnicas;
  • natureza;
  • qualidade;
  • metodologia;
  • material utilizado;
  • especificações importantes.

Um ótimo exemplo de marca de certificação é o INMETRO, o selo que garante ao consumidor a segurança e respeito aos padrões técnicos ao qual determinado produto foi submetido em sua fabricação.

De acordo com a Lei da Propriedade Industrial, esse tipo de marca deve ser usado apenas por terceiros, e que o titular autoriza como forma de certificar a validade do que está sendo comercializado.

Importante ressaltar que o selo de certificação não dispensa outros selos que possam ser importantes para o nicho do produto, como o de inspeção sanitária, por exemplo.

Tipos de marcas que podem ser registradas

De acordo com a sua apresentação, uma marca pode variar o seu registro, da forma como ela foi idealizada e consolidada no processo criativo.

Aqui, o que é levado em consideração é a identidade que irá representar de que forma a marca será lembrada, com forte apelo do branding e de todo o marketing visual que acompanhará a marca em todo o seu desenvolvimento e presença no mercado.

O INPI compreende as seguintes apresentações de marcas:

  • marcas nominativas, que são as compostas por letras para representar a marca, sem a presença de nenhum símbolo ou elemento gráfico;
  • marcas figurativas, onde símbolos, desenhos, sinais e imagens compõem a forma como a marca será lembrada;
  • marcas mistas, que usam tanto letras quanto figuras para a representação da marca;
  • marcas tridimensionais, quando o registro da marca também é para a proteção do formato associado ao produto.

No blog da Kalashi marcas, você confere o conteúdo completo sobre marcas nominativas e demais tipos de marcas que podem ser registradas; clique aqui para conferir!

Riscos de não realizar um registro de marca

É importante enfatizar a importância de ter a sua marca registrada ao INPI, garantindo um desenvolvimento pleno do seu projeto.

Muita gente encara esse processo apenas como uma formalidade; mas é ele quem assegura a segurança da sua criação e garante a exclusividade da marca.

Isso quer dizer que apenas o proprietário da marca pode fazer uso ou autorizar o uso da marca, bem como lucrar financeiramente com o seu patrimônio.

Confira abaixo alguns dos riscos de não realizar o registro da sua marca:

  • a credibilidade vinda do consumidor pode levar muito mais tempo para ser construída;
  • impossibilidade de realizar negócios, parcerias, licenças ou processos de abertura de franquias;
  • a empresa pode perder o direito do uso da marca, mesmo que ela já pertença ao CNPJ, uma vez que não existe registro que comprove esse direito;
  • uma marca igual ou parecida pode fazer o registro, impactando diretamente a conquista de clientes da marca;
  • e diversas outras desvantagens financeiras para a empresa.

Por isso, a Kalashi Marcas destaca o quanto é essencial proteger a sua ideia por meio do registro de marca, proporcionando o crescimento do seu negócio.

Algumas dicas para ajudar no registro da sua marca

Foto: Unsplash

Independentemente do tipo de marca a ser registrado, existem algumas dicas que a sua empresa pode seguir na hora de dar início a esse processo, reduzindo dúvidas e burocracias.

Confira abaixo algumas dicas para ajudar no registro da sua marca:

  • faça uma consulta de marcas antes de fazer uma solicitação, certificando-se de que a marca que você deseja registrar está disponível;
  • caso a sua marca já possua um logotipo, é interessante optar pelo tipo de marca mista, com nome e símbolo registrados junto ao INPI;
  • se não for esse o caso, faça o registro nominal o quanto antes, e solicite o registro figurativo posteriormente;
  • conte com o auxílio de uma assessoria especializada, como a Kalashi Marcas, para realizar o registro da sua marca sem burocracias e com maiores chances de sucesso.

A Kalashi Marcas é referência em registro de marcas no país! 

Com 10 anos de experiência e mais de 95% de deferimentos em todo o Brasil, nossa empresa conta com um serviço único de assessoria personalizada, que leva em consideração todas as necessidades do registro do seu patrimônio.

Confie em quem tem experiência para você ter tranquilidade durante todo o processo. Fale com a gente, fazemos questão de ajudar você!

Conclusão

Agora você já sabe tudo sobre tipos de marcas, e quais as principais considerações antes de pedir pelo registro da sua!

Apesar de parecer um processo burocrático, ele pode ser descomplicado quando a sua empresa conta com o suporte de um time experiente e pronto para ajudar a realizar esse sonho.

A Kalashi Marcas atua nos 26 estados do Brasil, com os serviços de:

  • registro de marca;
  • registro de patente;
  • registro de software;
  • contrato de franquia;
  • registro de direitos autorais.

Com uma equipe especialista, o atendimento é presencial e digital, sempre buscando pelo melhor conforto na hora de tratar do registro da sua marca.

Além disso, a Kalashi Marcas oferece o serviço de registro de marca com o melhor custo-benefício do mercado, para que você proteja a sua ideia e garanta a exclusividade da sua invenção ou marca no mercado.

Converse com a gente e realize o registro da sua marca!

Esperamos que esse artigo tenha tirado as suas dúvidas.

Se você gostou do conteúdo e acha que ele pode ser útil para outras pessoas, compartilhe com seus amigos!

Para mais dicas e informações sobre registro de marca, acesse o blog com o conteúdo completo da Kalashi Marcas, clicando aqui.

Kalashi Marcas e Patentes – Empresa Brasileira de Registro de Marcas, Patentes, Softwares, Direitos Autorais, que reúne o melhor custo-benefício do mercado.

Sumário

Compartilhe:

Escreva um comentário

Utilizamos “cookies” para melhorar sua experiência. Caso ache necessário, você poderá ler nossa Política de Privacidade.