Neste artigo abordaremos um tema muito interessante a respeito das marcas. Para começar, nos cabem alguns questionamentos: “Qual a real importância de uma marca?”, “Você sabe o verdadeiro potencial que sua marca possui?”, “O que o Registro de Marca tem a ver com isso tudo?”.
O que é uma marca?
Bom, imagine que seu negócio é como o corpo humano, logo, sua marca nada mais é do que o coração de sua empresa. Trabalhando da forma correta, é de sua marca e de todos os atributos que ela carrega que seus clientes irão se lembrar.
Mas o que a definição de marca apresentada acima tem a ver com meu negócio?
Tudo! Sim, exatamente isso, simplesmente, tudo. É por meio de um bom trabalho realizado sobre a sua marca que você ampliará seus lucros através do relacionamento com seus clientes e de todo o potencial que sua marca oferece. Achou muito vaga e genérica essa informação? Fique tranquilo(a), vamos destrinchar melhor para você este tema e lhe mostrar pontos relevantes que farão toda a diferença em seu negócio. Porém, antes, precisamos compreender rapidamente o ponto de partida para isso tudo: o Registro.
A importância do Registro da sua marca
O registro é, simplesmente, o ponto de partida para qualquer marca de sucesso. Dificilmente uma empresa conseguirá expandir e se tornar realmente grande sem uma marca forte registrada. Isto porque o registro é o pressuposto para a proteção, exclusividade de uso da marca e a segurança que você, empresário(a), precisará para tornar esta marca bem sucedida.
O segundo ponto é que sua marca, a partir do registro, se torna um patrimônio. Então, você deve se preocupar não só em ter o registro, mas que o escritório de advocacia responsável realize toda gestão posterior desse registro para você, pois isso elevará o valor econômico de sua marca. Se ainda não registrou sua marca, conheça mais sobre o registro clicando aqui ou entre em contato. Veja, também, o valor de algumas marcas hoje:
Registrou? Então, comece a explorar todo o potencial que sua marca tem!
Por onde eu começo? Por meio do valor. Repare que aqui não estamos falando apenas de valor no sentido financeiro, mas de valor em sentido amplo, ou seja, tudo aquilo que sua marca carrega. E como gerar e trabalhar o valor de uma marca e seus reflexos para as pessoas? Abaixo, deixamos algumas dicas essenciais:
- Qualidade dos seus produtos/serviços;
- As experiências e diferenciais perante a concorrência que você traz para os seus clientes;
- A aceleração do tempo (catalizadores), hoje bem mais rápido e relativo, para trazer tradição, exclusividade, originalidade, personalização, distintividade;
- A influência e as percepções da sua mentalidade empreendedora, ou seja, sua expertise para investir e reinvestir o valores gerados e multiplicar seu capital por meio de investimentos em branding, marketing de conteúdo (inbound), campanhas nas mídias digitais (Insta ADS, Google ADS, Face ADS, etc) e as parcerias que você fará;
- Estudo de mercado, potencial do seu produto/serviço, concorrentes, conhecer e saber onde se almeja chegar, para que você possa traçar as melhores estratégias;
- Capacidade de criação, inovação e diferenciação.
Repare que podemos pegar cada um desses pontos e aprofundar horas e mais horas de acordo com a realidade de cada negócio para gerar valor e, consequentemente, ampliar nossos lucros.
Aumentando o valor de sua marca
Existem diversas formas e caminhos para que se valore uma marca, porém, quero destacar aqui uma das mais importantes: autoridade.
A autoridade justifica seu preço, te diferencia da concorrência, gera valor para os seus clientes (como, por exemplo, status), resulta em uma experiência diferenciada, desejo e uma série de outros fatores.
O caminho para adquirir autoridade é fácil? Evidentemente que não, no entanto, as recompensas certamente serão muito maiores do que as batalhas até que possamos atingir nosso objetivo.
Quer um exemplo? Você já viu alguém questionando a qualidade dos produtos da Apple frente a concorrência? Certamente nenhuma empresa é perfeita, mas no mercado de aparelhos eletrônicos, sobretudo celulares, a Apple é autoridade. É por isso que um Iphone, hoje, custa próximo de 10 mil reais, enquanto outras marcas vendem seus aparelhos por aproximadamente, via de regra, 2 mil.
É melhor um bem feito do que muitos mal feitos
Hoje, na era da informação, o público em geral busca custo-benefício, isso é um fato. Porém, o valor isolado, em regra, não é pressuposto para nenhuma concretização de negócio. As pessoas, em geral, consideram como ponto principal a qualidade no momento de realizar uma escolha.
Produtos e serviços ruins podem até enganar alguns no começo, no entanto, com o tempo estes vão perdendo espaço até que desapareçam do mercado. Isso é um fato histórico.
Não venda produto ou serviço, venda a experiência
Esse tema é bem batido e praticamente um clássico. Contudo, não poderia deixar de trazê-lo aqui, pois isso reflete diretamente no valor de sua marca em sentido amplo. Analise todo o caminho que seu cliente percorreu até encontrar seu produto ou serviço e, após a contratação ou não, como está sendo seu relacionamento com o mesmo. Logo, analise sempre o antes, durante e o após.
Profissionalize ao máximo sempre
Não há como falar de qualidade, autoridade, valor de uma marca, se você não estiver buscando sempre profissionalizar ao máximo seu negócio. O que mais mata os negócios hoje, na nossa visão, é a acomodação. Veja essa breve história que se repete bastante:
A pessoa decide empreender e começa toda empolgada, o que é natural. E aqui, muitas vezes, acontecem duas coisas: primeiro, ela não monta um bom plano de negócios, não se planeja, não profissionaliza o negócio de fato e quebra no primeiro ano; segundo, ela passa do primeiro ano, estabiliza seu negócio e começa sempre a reproduzir aquele modelo, ou seja, não inova, não olha para o mercado e afins, até que é engolida pelos demais. Quer um exemplo? As locadoras de fitas e DVDs que foram abocanhadas pela Netflix e demais.
Diante disso, poucos realmente conseguem sentir o real prazer de empreender através de uma jornada de sucesso. E nós queremos sempre estar entre esses poucos, isso deve estar enraizado em nossa mente.
Conclusão
Estes foram alguns detalhes nos quais buscamos apresentar para você empreendedor e empreendedora de sucesso. Evidentemente que cada linha deste artigo pode e deve ser amplamente aprofundada. Nosso objetivo foi apenas trazer um mínimo de experiência adquirida ao longos de muitos anos de trabalho e concretizações.
Desejamos muito sucesso a todos vocês e para qualquer dúvida referente ao registro de sua marca entre em contato.
Kalashi Marcas e Patentes – Empresa Brasileira de Registro de Marcas, Patentes, Softwares, Direitos Autorais, que reúne o melhor custo-benefício do mercado.