Marca nominativa: entenda o que é, como registrar e veja exemplos

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Para posicionar a sua empresa no mercado, os passos iniciais contemplam a criação do nome do negócio, bem como o registro da sua marca.

E, no geral, quando falamos sobre uma marca, já pensamos em logotipos, identidade visual, branding, e diversos outros conceitos que combinam nome e elementos ilustrativos, certo?

Por isso, a criação de uma marca parece um processo complexo e que envolve muitas mãos, com uma equipe especializada em transformar a sua ideia em algo real.

Mas não necessariamente uma marca precisa de elementos visuais para compor a sua identidade: e chamamos isso de marca nominativa.

Se você veio até esse artigo, é porque deseja tirar suas dúvidas sobre o assunto – e, no que diz respeito a registro de marcas e patentes, a Kalashi te explica tudo!

Confira nosso guia completo sobre marca nominativa, logo abaixo.

Boa leitura!

O que é uma marca nominativa

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A marca nominativa é aquela que só usa letras ou palavras para compor o seu nome.

Também chamada de marca fonética, a marca nominativa não abre espaço para o uso de símbolos, logotipo, e demais elementos além dos caracteres básicos para a sua composição.

Por exemplo: a fabricante de eletrônicos Sony não conta com nenhum elemento visual no seu nome, que é a direta associação à marca.

É diferente da Apple, a gigante mundial de celulares: a maçã é o símbolo oficial da marca; logo, não se enquadra como uma marca nominativa.

Quer conferir outros exemplos?

Preparamos uma lista logo abaixo:

Exemplos de marcas nominativas

Zara

Composta apenas por letras, em uma tipografia que reflete o conceito da marca, a Zara, varejista mundial de roupas, é um bom exemplo de marca nominativa.

Uber

Outro bom exemplo é a Uber, empresa mundial de transportes: a marca é composta apenas pelo nome do empreendimento, com um estilo de escrita característico do negócio.

Vans

No mercado dos calçados e produtos para skatistas desde os anos 60, a Vans também é um outro exemplo de marca nominativa.

Prada

Grife italiana de luxo, a Prada também entra na categoria de marcas nominativas, com a sua associação direta a um nome, e não a um símbolo ou logotipo específico.

Entenda o que caracteriza uma marca

O registro nominativo de marca não é o único tipo disponível para o registro de uma marca.

Antes de falarmos sobre as demais categorias, é interessante saber o que caracteriza algo como uma marca, e as principais especificações.

De acordo com definição do próprio INPI, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial, uma marca é:

“Sinal distintivo cujas funções principais são identificar a origem e distinguir produtos ou serviços de outros idênticos, semelhantes ou afins de origem diversa.”

Assim, uma marca é o que distingue empresas do mesmo segmento, mas com propostas diferentes no seu nicho de mercado.

A Kalashi sempre destaca a importância do registro de marca para garantir a originalidade da sua criação, e para que você, como proprietário da marca, possa usufruir dos benefícios e recursos advindos do registro, de maneira exclusiva.

Além de ter a sua definição específica, as marcas ainda contam com classificações; vamos explorá-las mais abaixo?

Classificação das marcas

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De acordo com a sua natureza, as marcas podem ser classificadas em marcas de produto ou serviço, coletiva, e de certificação.

Conhecer suas classificações, além de tornar o tema mais claro, pode ajudar você no processo de registro da sua marca na categorização correta.

As marcas podem ser classificadas quando à sua natureza

Marca de produto ou serviço

Aqui, nos referimos às marcas usadas para distinguir um produto ou um serviços de outros idênticos ou semelhantes, mesmo que de origem diversa.

Marca coletiva

Já a marca coletiva é a usada para identificar e distinguir produtos ou serviços que sejam provenientes de membros de uma pessoa jurídica ou organização que representa uma coletividade.

Estamos falando de:

  • associações;
  • cooperativas;
  • sindicatos;
  • consórcios;
  • federação;
  • confederação;
  • entre outras.

Logo, a marca coletiva tem como objetivo indicar que esse determinado produto ou serviço é de um grupo.

Marca de certificação

Por fim, a marca de certificação é usada para indicar a conformidade de um produto ou serviço por meio de determinadas normas, padrões ou especificações técnicas.

Essa classificação de marca tem como objetivo informar ao público consumidor que a marca registrada dessa forma segue todos os requisitos técnicos previamente estabelecidos, quanto à:

  • natureza;
  • qualidade;
  • material utilizado; e
  • metodologia empregada.

A marca de certificação deve ser utilizada somente por terceiros e que o titular autorize esse uso.

E podem ser classificadas também quanto a sua forma de apresentação

No que diz respeito a forma de apresentação de uma marca, é aqui que entra a definição de um registro de marca nominativo.

Como explicamos anteriormente, uma marca registrada como nominativa é a que usa apenas de letras e elementos que não sejam visuais ou fantasiosos para representar sua identidade.

Para saber se o seu registro deve ser nessa forma de apresentação, você precisa ter em mente o que você pretende proteger: o nome da sua marca, o seu logotipo, ou ambos?

Além disso, é interessante conhecer as demais formas de apresentação de uma marca, como explicaremos logo abaixo.

Quais são os tipos de marcas que existem além da marca nominativa?

As marcas figurativas são o contrário das nominativas: são compostas por imagens, símbolos, ou emblemas que representam a marca, sem a necessidade de nada escrito como apoio para essa representação.

Confira exemplos de marcas figurativas:

Apple:

Instagram:

Shell:

Já as marcas mistas são a combinação dessas duas formas de apresentação: símbolos aliados a elementos nominativos, compondo a imagem da marca para o consumidor.

Confira abaixo exemplos de marcas mistas:

Adidas:

Chanel:

Por fim, as marcas tridimensionais são compostas pela sua forma distintiva em si, devendo sempre ser associada ao seu efeito técnico.

São exemplos de marcas tridimensionais:

Yakult:

Toblerone:

A marca nominativa é a melhor para registrar?

Primeiro, é importante entender que nenhum tipo de marca é melhor do que o outro.

Definir qual representação de marca é a mais indicada para que você registre a sua marca vai depender das necessidades da sua empresa, e de uma análise com especialistas em registro de marca para esclarecimento de dúvidas e um melhor direcionamento.

Leve em consideração a extensão do seu projeto, perspectivas para a sua marca, e outras necessidades futuras antes de decidir qual o registro mais adequado para a marca em questão.

Ainda, é possível que seja registrado, de maneira combinada, a sua marca nominativa com a marca tridimensional, ou a marca figurativa com a tridimensional: vai depender da proposta da sua marca.

Por isso, com dúvidas nesse assunto, converse com quem entende: a Kalashi Marcas é especialista em registro de marcas e patentes, e analisa o caso da sua marca para direcionar o registro mais assertivo.

Clique aqui para falar com a gente!

Se liga: utilizar uma marca nominativa já registrada é passível de condenação!

Como para qualquer outra representação de marca, utilizar uma marca já registrada pode acarretar sérios problemas, inclusive judiciais.

Isso também diz respeito à marca nominativa, e existem casos famosos para exemplificar situações como essa.

O TJ de Minas Gerais condenou a empresa 123 Milhas, empresa de passagens aéreas, pelo uso indevido da expressão “PassagensPromo”.

Isso porque a empresa estava usando links patrocinados com marcas da microempresa 2XT Tecnologia e Comércio de Informática.

Aqui, o TJ/MG reconheceu que havia uma concorrência desleal nesse nicho, bem como dano moral pela utilização indevida da marca de outra empresa.

Nesse caso, a pena diária chegou a R$ 50 mil.

Saiba como registrar uma marca nominativa

Registrar uma marca nominativa pode ser um processo longo.

Para evitar problemas como esse, que podem causar grandes prejuízos para a sua empresa, ter uma assistência especializada para o registro da sua marca nominativa é de suma importância.

E é aqui que a Kalashi Marcas pode ajudar você!

Fazer o registro da sua marca nominativa no INPI é a melhor forma de proteger sua empresa e seu modelo de negócios.

Contando com uma empresa especializada nesse processo é essencial para evitar burocracias e não ter que lidar com todas as solicitações e requisitos nos trâmites envolvidos: a Kalashi Marcas faz isso para você!

Além de registro de marca nominativa, também podemos ajudar a sua empresa em demandas como:

Confie em quem tem experiência para você ter tranquilidade durante todo o processo. 

A Kalashi Marcas é referência em registro de marcas no país. Fale com a gente, fazemos questão de ajudar você!

Conclusão

Agora você já sabe tudo sobre registro de marca nominativa!

Se a proposta da sua marca é a de se identificar para o público consumidor por meio de apenas letras, sem a associação de símbolos ou elementos visuais, essa representação de marca é a mais indicada para você.

Mas, se você ainda tem dúvidas acerca do registro de marca, a Kalashi fica feliz em ajudar você a garantir a credibilidade que a sua marca merece!

Esperamos que esse artigo tenha informado tudo o que você precisava saber!

Para mais dicas e conteúdos, acesse o blog completo da Kalashi Marcas, clicando aqui.Para mais dicas e contéudos, acesse o blog completo da Kalashi Marcas, clicando aqui.

Kalashi Marcas e Patentes – Empresa Brasileira de Registro de Marcas, Patentes, Softwares, Direitos Autorais, que reúne o melhor custo-benefício do mercado.

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