Você conhece o termo brand equity?
Um conceito que vem se popularizando nos últimos anos, principalmente com o advento das redes sociais e a força do marketing digital, o brand equity se trata do valor agregado à uma marca.
Essa estratégia de marketing tem ajudado diversas empresas a se consolidarem no mercado e se destacarem em seus nichos de atuação, vendendo mais, fidelizando clientes, e oferecendo bem mais que um produto: comercializando, de fato, uma marca.
Quer exemplos disso?
Gigantes mundiais como Nike, Starbucks, Nubank e diversas outras marcas que vendem algo ou prestam serviços – e que fazem parte do seu dia a dia – possuem estratégias de brand equity, que fortalecem a sua imagem no mercado e impactam nos seus lucros.
E o brand equity não se limita apenas a uma área do mercado: qualquer marca pode trabalhar esse conceito que, inclusive, pode ser muito vantajoso para o seu negócio!
Quer saber mais sobre essa estratégia e descobrir como ela pode ajudar a sua marca? A Kalashi Marcas ajuda você!
Preparamos um conteúdo especial com um guia completo sobre brand equity e todas as informações importantes acerca desse tema.
Acompanhe até o final e boa leitura!
O que é brand equity? Por que utilizá-lo é indispensável?
Em tradução livre, brand equity significa “equidade de marca” e se trata do processo fortalecer o seu brand, ou marca, de forma a agregar muito mais valor ao seu produto ou serviço.
É o que a maioria das pessoas chamaria de valor comercial, ou renome.
Porém, não se trata apenas de tornar uma marca conhecida: muitas marcas são conhecidas de forma negativa, inclusive, o que foge completamente da proposta do brand equity.
Essa estratégia foca, especificamente, na forma como o seu público-alvo, os seus clientes, vão encarar a sua marca, dando preferência à ela e até indicando seu produto ou serviço a outras pessoas.
Logo, a importância do brand equity se dá exatamente na forma como a imagem da sua marca é vista e valorizada na sua área de atuação, cativando seus clientes e destacando o seu produto da concorrência.
Em resumo: tem muito mais valor de mercado uma empresa com uma imagem forte e consolidada.
Como desenvolver uma estratégia de brand equity?
Foto: Pexels
Apesar de ser um conceito relativamente novo no mercado, o brand equity já conta com uma série de metodologias e de especialistas dedicados a trazer mais inovações e práticas eficazes nesse segmento, contribuindo para o crescimento de diversas empresas.
Para saber como utilizar o brand equity no seu negócio, confira abaixo os principais componentes da jornada de brand equity – que separamos para você começar a refletir sobre a implementação dessa prática na sua empresa:
Conscientização: comunicação dos diferenciais e valores da marca
Todo mundo sabe que uma marca forte é quem dita as tendências do mercado: muitas pessoas são influenciadas por determinada campanha, peça, ou lifestyle defendido por uma marca específica justamente pelo seu poder de persuasão na área.
Essa é uma característica forte de brand equity!
Para que uma marca chegue nesse patamar de ditar tendências, ela precisou de uma grande estratégia de branding para tornar a marca cativante o suficiente para conquistar o público e se tornar influente o bastante para liderar o mercado.
Isso se dá por meio de campanhas e estratégias que comunicam o marca tem de diferente: de que forma ela se destaca de seus concorrentes, por que ela é a melhor em seu nicho, a relevância de seus valores.
Brand awareness: reconhecimento da marca
Aqui, estamos falando de destacar para seu público o que a marca verdadeiramente significa: por mais que invista-se em uma série de recursos, como slogans, logo e outdoors, é a percepção do seu cliente que vai moldar, de fato, a imagem da empresa.
A combinação de brand awareness e do reconhecimento da marca, então, atuam juntos para entregar ao público a melhor versão, e a que ficará no mercado, da sua marca.
Isso porque o brand awareness se trata dos valores e crenças da sua marca; já o reconhecimento dela, se trata dos recursos empregados para que o seu público reconheça o seu negócio.
Ambos devem caminhar juntos nas estratégias de brand equity!
Experimentação: conquistando novos consumidores
Entender as necessidades do seu público é essencial para consolidar uma marca que realmente atenda às necessidades dos consumidores – e se torne a preferência deles.
Isso, atualmente, pode ser feito de várias formas: por meio de testes e pesquisas para adequar o seu produto ao mercado, por meio de uma postura sustentável e que se preocupa com o meio ambiente, por meio de uma associação com personalidades famosas e que também têm a atenção do público.
O importante, aqui, é entender como a mente do seu consumidor funciona, buscando entender suas dores e oferecendo seu produto como solução à elas.
Preferência: gere sentimentos positivos nos clientes
Um dos pontos mais importantes é cativar os seus clientes de forma que eles sintam preferência pela sua marca: isso faz com que o público se sinta seguro em comprar o seu produto ou solicitar o seu serviço.
Faz parte do critério de compra do consumidor optar sempre por marcas de credibilidade, qualidade, responsabilidade social, e que entregue produtos duráveis ou serviços referenciais.
Por isso, gerar sentimentos agradáveis ao consumidor é uma das etapas de brand equity que fazem crescer as vendas e o carinho do seu público pela sua marca.
Vínculo e lealdade dos clientes
Fidelizar o seu público é uma das tarefas mais importantes não só de brand equity, mas de toda a consolidação da sua empresa no mercado.
É essencial entender que a fidelização não se trata apenas de fazer o seu cliente voltar para comprar mais: se trata de oferecer um conforto, um vínculo psicológico que faz com que o consumidor sempre pense na sua marca quando busca pelo seu produto ou serviço.
Ainda, esse processo de fidelização contribui para o aumento do público: um cliente satisfeito indica um amigo, que indica outro, que recomenda sua marca e faz um marketing gratuito dela.
Brand equity: exemplos práticos
Foto: Unsplash
Depois dessa introdução completa sobre o brand equity, nada melhor do que exemplos práticos para mostrar na realidade como funciona essa estratégia, certo?
A Coca-Cola é um bom exemplo de um brand equity que dá muito certo: já reparou como todas as propagandas e ações publicitárias da marca são sempre emocionantes e cheias de significado?
É a forma como a empresa cativa seu público: não se trata apenas de tomar uma Coca-Cola, mas sim toda a experiência envolvida nisso.
A Apple é outro exemplo de estratégia de brand equity: mostrando valor para sua marca, a marca da maçã se consolidou sendo a única do mercado que entrega muito mais do que produtos eletrônicos – já reparou que a Apple não vende celulares, tablets ou notebooks, e sim iPhones, iPads e Macbooks?
Por fim, mais um exemplo interessante é a da gigante dos cafés Starbucks, que consolidou um vínculo muito forte com o seu público por meio da impessoalidade do atendimento: o funcionário escreve o nome do cliente no copo, e o chama pelo nome para pegar a bebida no balcão – atitude que geralmente é seguida de uma foto para as redes sociais.
Como calcular o brand equity?
Foto: Unsplash
Um dos maiores desafios da estratégia de brand equity é, de fato, mensurar um item que é imensurável: o valor de uma marca.
Porém, existem algumas práticas que ajudam em como medir o brand equity:
- métricas financeiras: uma análise do quanto a sua empresa lucrou por meio de sua participação no mercado, o quanto a oscilação de preços impactou as vendas, e situações como essas;
- métricas de força: são importantes para medir de que forma a sua marca supera mudanças no mercado ou novas tendências de consumo, bem como para avaliar a performance da marca nas redes sociais;
- métricas de consumo: ajudam a analisar a preferência do seu público, conferindo a posição da sua marca no mercado, e a relação dela com as empresas concorrentes, bem como a percepção do público com relação à sua empresa.
Efeitos positivos e negativos do brand equity
Como em qualquer estratégia de comunicação e marketing, é preciso se atentar para a forma como o público reage às práticas de brand equity do seu negócio; separamos abaixo alguns fatores que contribuem para essa análise:
Experiência do cliente
Toda vez que um cliente tem uma experiência positiva, a marca sai ganhando.
Por isso, é importante investir em métodos que vão além de um bom atendimento, e sim que oferecem uma experiência completa.
Reputação e qualidade
É preciso sempre se atentar para a forma como o nome da marca se associa a determinadas campanhas, ações, e repercussões, principalmente nas redes sociais.
Lembre-se sempre de buscar mostrar ao público de que forma a imagem da sua marca reflete os valores dela.
Consequências: valor tangível X valor intangível
Esses são os dois efeitos de uma percepção positiva ou negativa de uma marca.
O valor tangível se trata de uma consequência de brand equity que é mensurável, geralmente de natureza física, como o aumento da receita da marca.
Já o valor intangível é um resultado que não pode ser mensurado, justamente por não ser físico, como o marketing que seus clientes fazem de boca a boca, indicando ou criticando a sua marca.
Diferenças entre Marketing, Brand Equity, Brand Experience e Branding
Termos que são muito parecidos e que fazem parte de estratégias que caminham juntas, é comum confundir um pouco esses conceitos: por isso, separamos uma breve definição de cada um deles:
- branding é a estratégia que compõe o que é a marca, por meio de identidade e personalidade;
- marketing é a forma de construir a reputação da marca e como atrair a atenção do seu consumidor;
- brand experience é a forma como se pode aumentar a interação do seu público com a sua marca;
- brand equity, como explicamos ao longo do artigo, é a forma de agregar valor à sua marca.
Conclusão
Agora você já sabe como usar o brand equity e traçar estratégias de crescimento para a sua empresa, consolidando a sua marca!
Construir uma boa imagem da sua marca e fidelizar seus clientes são apenas alguns dos pontos importantes de brand equity que devem ser praticados pela sua empresa.
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