Marca mista: o que é, exemplos, leis, dicas e como registrar

Rapaz usando computador de mesa, com mouse e teclado sem fio. Na tela ele está selecionando paleta de cores e estilo de fonte (condensado), simbolizando marca mista

Dentro da categoria de tipos de marcas existentes e que são permitidas o registro junto ao INPI, responsável pelo registro de marcas e patentes no Brasil, existe uma categoria nomeada de marcas mistas.

Misturando o nome com algum elemento visual exclusivo, a marca mista é a representação do produto ou serviço de determinada empresa para o seu público-alvo.

O registro de uma marca mista é vantajoso por proteger não só o nome da marca, mas também seu logotipo e imagens relacionadas, garantindo à empresa total exclusividade da marca registrada.

Esse é apenas um dos motivos que destacamos para mostrar a importância de registrar a sua marca!

Se você tem dúvidas sobre marca mista, processo de registro, e qual a legislação vigente por trás da criação de uma marca, esse artigo foi feito para você.

Confira abaixo o guia completo, feito pela Kalashi Marcas, para informar a você tudo sobre esse assunto.

Boa leitura!

O que é marca mista?

Antes de entender o que são marcas mistas, é preciso relembrar o conceito de marca nominativa.

Usando apenas o nome como representação da marca, uma marca nominativa é aquela que não conta com nenhum elemento visual no seu logotipo, com apenas o nome da marca sendo seu próprio logo.

No caso de uma marca mista, a empresa é representada por uma junção dos dois: existe o nome da marca junto ao seu logotipo, composto por elementos visuais, símbolos, imagens, e algum outro design afim.

Quando uma empresa faz o registro de uma marca mista, é garantida a proteção tanto do nome presente no logotipo, quanto da imagem usada como representação da marca.

Marca mista: exemplo

Ficou pensando em alguns exemplos de marcas mistas que você já viu por aí?

Confira abaixo nossa lista com algumas marcas mistas famosas:

Logotipo Chanel com duas letras C em direção opostas, entrelaçadas

A Chanel, grife de moda francesa e de luxo, é um exemplo de marca mista, combinando o logo das duas letras “c” sobrepostas, com o sobrenome da fundadora, Coco Chanel, como o nome da marca.

Logotipo Natura: Uma espécies de folha minimalista arredondada, em cor degradê amarela no topo e laranja na base

Já a Natura, empresa de cosméticos fundada aqui no Brasil, em São Paulo, também é um outro exemplo de marca mista, combinando um elemento visual com o nome da marca.

Logotipo Nestlé: Num ninho sobre um galho, passarinho com dois filhotes

A Nestlé, empresa do setor de alimentos e bebidas, fundada na Suíça, é outro bom exemplo de marca mista.

Logotipo Nike: um símbolo de certo / correto

A Nike, gigante do vestuário internacional, também tem o seu famoso logo categorizado como marca mista, combinando letras e elementos visuais.

Qual a diferença entre marca mista e marca nominativa?

Apesar de estarem na mesma categoria, que é a de marcas, as marcas nominativas e mistas são bem diferentes.

As marcas nominativas são aquelas cuja representação é formada apenas pelo nome, que pode ser composto por letras, números, algarismos romanos e arábicos.

Nesse tipo de marca, não pode haver nenhum tipo de elemento visual compondo a representação da marca.

O que é bem diferente das marcas mistas: esse tipo de marcas combina a parte escrita com algum trabalho visual, que será o logotipo que vai representar a marca.

Outros tipos de marcas existentes

Além das marcas mistas e nominativas, na classificação das marcas pelo INPI, existem também outros tipos de marcas que podem ser registrados.

Quais são os três tipos de marcas previstos na legislação de marcas?

A marca figurativa é aquela que é representada apenas por uma imagem, símbolo, ou qualquer outro tipo de elemento visual, desde que sem letras ou números na composição do seu logotipo.

Já a marca tridimensional, é a que fica reconhecida pela sua forma plástica: a empresa faz o registro da embalagem, garantindo a exclusividade da sua embalagem de design único e criado especialmente para aquele produto.

E, como vimos acima, a marca nominativa é o outro tipo de marca que pode ser registrada, garantindo o reconhecimento de uma marca que é comercializada visualmente apenas pelo seu logo composto pelo nome.

Vantagens e desvantagens do registro de marca mista

Como para qualquer tipo de registro, é preciso analisar os prós e contras de solicitar o registro de uma marca mista.

Entre as vantagens de registrar uma marca mista, é possível destacar que, com apenas um registro, a empresa protege nome e logotipo.

Além disso, são maiores as chances de concessão do registro, uma vez que a marca pode contar com maior distintividade nessa categoria.

Entre as desvantagens, a maior delas é que, depois do registro, a marca deve ser usada da forma como foi registrada.

Também, se a empresa desejar alterar o logotipo da marca registrada, mesmo mantendo o mesmo nome, deve ser solicitado outro registro.

Princípios legais que regem o direito das marcas

No Brasil, o registro de marcas conta com alguns princípios legais dentro da sua legislação, que organizam e fiscalizam todo o processo de registro de marcas no país.

Confira esses pilares básicos logo abaixo:

Territorialidade

Aqui, estamos falando que, quando a marca garante seu registro, a proteção à marca é válida em todo território nacional.

Logo, mesmo em localidades diferentes, uma marca do mesmo ramo da concorrente não pode registar o mesmo nome ou logo.

Especialidade

Nesse princípio, a marca registrada garante proteção do INPI no seu nicho de atuação.

Logo, no seu mercado, apenas você terá uma marca mista registrada com o seu logo e o seu nome formando a representação para o seu público.

Sistema atributivo

Por fim, no princípio do sistema atributivo, a marca só é adquirida de forma direta, no que diz respeito à sua propriedade.

Isso quer dizer que só é possível ter direito à sua marca se ela estiver registrada junto ao INPI.

Marca mista protege o nome?

Sim, a marca mista também protege o nome que foi registrado juntamente com o logotipo da marca.

A marca mista só não protege o nome quando é anotado, junto ao registro, algum tipo de restrição relacionado a isso.

Isso é conhecido, em termos técnicos, como apostilamento pelo INPI.

Marca mista é logotipo?

O logotipo de um dos elementos que fazem parte da marca mista, combinando design e composições gráficas e de símbolos para a formação do logo.

Porém, como o registro de uma marca mista abrange também a parte escrita do logotipo da marca, essa representação é uma combinação dos dois tipos de marca.

A marca mista, por fim, é a classificação do registro da marca; já o logotipo é a forma como a sua marca é representada para o seu público.

Dicas para uma marca mista (logotipo) de sucesso

Sabemos que a criação de um logotipo é um projeto complexo e que demanda os conhecimentos e a atuação de uma série de profissionais de áreas diferentes.

Pensando em ajudar você e sua equipe nesse processo, confira abaixo uma lista que preparamos com dicas de como um logotipo pode render uma marca mista de sucesso:

  • o logotipo deve ser distintivo;
  • deve ser de fácil reprodução;
  • deve ser simples e fácil de ser lembrado;
  • deve saber conversar com o público da empresa;
  • contar com cores que representem a empresa e sua proposta;
  • deve ser aplicável e completamente legível nas diversas variações midiáticas.

A importância do registro de marca mista

O registro de marcas no geral, não apenas de uma marca mista, é de suma importância para o desenvolvimento do negócio.

Isso porque, para o INPI, não importa há quanto tempo a sua empresa esteja à frente de determinada marca: sem o registro oficial junto ao órgão competente, qualquer outra pessoa que registrar essa marca adquire os direitos dela.

Além disso, o registro de marca garante segurança e credibilidade ao negócio, cativando o público que, como sabemos, recebe grande influência de comprar produtos “de marca”.

Ao fazer o registro da sua marca, apenas você, o titular dela, tem o direito de explorar economicamente a sua ideia registrada, formalizando seus direitos como proprietário dessa determinada marca.

Precisando de ajuda para fazer seu registro de marca? Conte com a equipe de profissionais da Kalashi!

Atuando no mercado junto ao INPI, a Kalashi Marcas e Patentes fica responsável por fazer todo o processo de registro de marca mista, para você não se preocupar com burocracias, trâmites, e acompanhar datas.

Além disso, a Kalashi realiza a pesquisa de anterioridade, para conferir se a sua ideia para uma marca mista já não foi registrada anteriormente junto ao INPI.

Não deixe que o seu patrimônio seja tirado de você! Clique aqui para realizar seu orçamento e confie no profissionalismo da Kalashi Marcas para registrar sua marca mista!

Conclusão

Ficou alguma dúvida sobre o registro de marca mista?

Com esse processo, você garante a proteção da sua marca não apenas para os elementos visuais que compõem parte do logo, mas também para a parte escrita, ou seja, o nome da sua marca.

Não deixe de realizar o registro da sua marca com segurança e sem burocracias: fale com os profissionais da Kalashi Marcas!

Se esse artigo ajudou você, não deixe de compartilhar com outras pessoas que possam se interessar!

Para mais dicas e informações, acesse o blog completo da Kalashi Marcas, clicando aqui.

Kalashi Marcas e Patentes – Empresa Brasileira de Registro de Marcas, Patentes, Softwares, Direitos Autorais, que reúne o melhor custo-benefício do mercado.

Sumário

Compartilhe:

Escreva um comentário

Utilizamos “cookies” para melhorar sua experiência. Caso ache necessário, você poderá ler nossa Política de Privacidade.